Band é investigada por plágio no Programa Perrengue após acusação da RedeTV!

A Justiça de São Paulo ordenou a realização de perícias nos programas da Band para investigar a alegação de plágio dos quadros da concorrente RedeTV!. A RedeTV! moveu dois processos de plágio contra a Band, relacionados a programas de humor. A emissora acusa a concorrente de copiar quadros e programas de humor, incluindo o antigo Só Risos e o atual Perrengue na Band.

No primeiro processo, a RedeTV! exige que a Band seja proibida de utilizar a marca “Zap Zap” e similares, além de buscar uma indenização mínima de R$ 500 mil por danos morais decorrentes de concorrência desleal e danos materiais por violação de direitos autorais. Como os valores dos pedidos não foram estabelecidos, a cobrança total no processo ultrapassa a marca de milhões de reais, que serão calculados somente após a sentença.

A Justiça determinou a realização das perícias nos programas. O trabalho está em andamento no primeiro processo, enquanto no segundo processo, o perito intimado ainda não forneceu o plano de trabalho, valor dos honorários e prazo para a conclusão do trabalho. O perito designado, Alexandre Fukudayamashita, foi questionado sobre essas informações, mas não respondeu aos contatos até o momento desta nota.

Tanto a RedeTV! quanto a Band foram procuradas, mas afirmaram que não comentariam os processos judiciais.

A Band nega as acusações de plágio perante a Justiça, alegando que quadros como o “Tá no Zap” utilizam expressões comuns na sociedade e que a semelhança entre os programas “Perrengue na Band” (Band) e “Encrenca” (RedeTV!) ocorre porque são atrações dirigidas pelos mesmos profissionais.

Entenda os processos da RedeTV! contra a Band:

A disputa gira em torno do programa “Encrenca”, exibido pela RedeTV! entre 2014 e 2022. Em 2021, os humoristas Tatola Godas, Dennys Motta, Ricardinho Mendonça e Angelo Campos deixaram a emissora e se juntaram à Band, onde apresentam o “Perrengue” desde então.

No primeiro processo, a RedeTV! alega que o programa “Só Risos” (Band, 2015-2019) copiava o formato do “Encrenca”, que consiste na exibição de vídeos virais da internet.

No segundo processo, a emissora alega que o “Só Risos” não teve sucesso e, por isso, a Band contratou os integrantes do “Encrenca” para criar o “Perrengue”.

A Band afirma à Justiça que o formato do “Encrenca” não é inovador, argumentando que a atração foi concebida como o “novo Pânico”, com o mesmo layout, narrativa e roteiro, utilizando brincadeiras tradicionais e já exploradas chamadas “pegadinhas”, uma fórmula amplamente utilizada na TV brasileira e mundial.


A RedeTV! menciona a contratação dos membros do programa “Pânico”, que migraram da sua emissora para a Band em 2012, como evidência de que o comportamento da concorrente é reincidente.

A Band alega que os profissionais contratados optaram por deixar a RedeTV! por conta própria, devido a “vários descumprimentos contratuais, especialmente relacionados a questões financeiras.”

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.