Governo vê pressão descabida da Ucrânia. Lula não sabe se aceita reunião com Zelensky

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está incerto sobre se aceitará o convite do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para uma reunião bilateral durante a cúpula do G7 em Hiroshima, Japão, que ocorrerá até domingo (20).

Fontes do Ministério das Relações Exteriores indicaram que a hesitação de Lula está relacionada à percepção de que a pressão exercida sobre o Brasil e a Índia para adotarem uma postura mais alinhada à narrativa ucraniana no conflito armado com a Rússia é injustificada.

Membros do governo brasileiro consideram que essa postura não é apropriada, uma vez que envolve dois países que, juntamente com a Rússia, são parte do Brics e, de acordo com as fontes, trabalham em prol da paz, buscando soluções multilaterais.

A TV Globo confirmou a informação do convite de Zelensky para uma reunião com Lula, conforme relatado pelo Itamaraty. No entanto, ainda não há confirmação da data para o possível encontro.

Questionado neste sábado (20) sobre a possibilidade de se reunir com Zelensky, o presidente Lula respondeu que desconhecia se a reunião seria realizada.

Além disso, o encontro não está programado na agenda divulgada pelo governo brasileiro para este sábado (20) e domingo (21).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.