A Uber aumenta suas tarifas quando a bateria do celular atá acabando?

Existe um vídeo viral nas mídias sociais que visa demonstrar que solicitar um carro de aplicativo quando a bateria do celular está prestes a acabar resulta em um custo maior pelo serviço. Nesse vídeo, foi realizado um experimento utilizando a plataforma da empresa 99. Durante esse experimento, chegou-se à conclusão de que é verdadeiro que os usuários com pouca carga na bateria do celular pagam mais pelo mesmo trajeto de viagem.


O Portal UOL decidiu testar essa teoria. Para obter resultados mais precisos, ao contrário do vídeo, eliminamos a diferença de horários entre as solicitações, usando dois dispositivos com níveis de carga diferentes, simultaneamente.

Realizamos seis tentativas no total (três no Uber e três no 99), em todas elas um dos dispositivos tinha sempre menos de 10% de carga, enquanto o outro sempre tinha mais de 70% (em duas ocasiões, estava com 100%). Selecionamos destinos em locais opostos da cidade de São Paulo. Abaixo, você pode conferir os itinerários, as datas e os horários de cada tentativa:

  • Do Estádio do São Paulo até o Estádio do Corinthians: dia 03/05, 9h53;
  • Do Aeroporto de Guarulhos até a Estação Santa Cruz do metrô: dia 03/05, 22h56;
  • Do Shopping Ibirapuera até o Shopping Center Norte: dia 05/05, 17h39.

Como parte do método utilizado, em todas as simulações, mantivemos os dispositivos lado a lado na tela de confirmação e clicamos simultaneamente na opção de “confirmar corrida”. Dessa forma, ambas as telas de preço e seleção do tipo de viagem foram abertas ao mesmo tempo. E os resultados foram consistentes: não houve nenhuma diferença de preço, tanto no aplicativo 99 quanto no Uber.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.